Autores

Cor Gamboa Marques
Cor Silva Vitória

Agradecimentos

Livro de Visitas
Livro de Visitas

Somente usuarios registrados podem adicionar novas mensagens, por favor faça login

Manuel Santos

A todos os camadas da Guarda Fiscal, principalmente á escola de 1989, boa sorte no lugar que se encontrem. Ser Guarda Fiscal, não era para qualquer um, só para quem podia ser, só os bons entravam nesta coorporação. 

Segunda, 29 Julho 2013

Carlos Morais

Foi com grande prazer e dedicação que prestei serviço na Guarda Fiscal desde 1983 a 1993,continuando na Brigada Fiscal e depois na UCC até à reserva. Quando se é Guarda Fiscal é se para toda a vida. O meu lema foi e sempre será PELA PÁTRIA E PELA LEI.

Domingo, 28 Julho 2013

Antonio Fonseca

A todos os meus ex camaradas da Gloriosa GF, e em especial do meu alistamento 1988-89, um grande abraço. è notório e dignificante ver-se o  quanto esta corporação foi querida por tantos que a serviram e que sentem as saudades da sua extinção. Poucas ou quase nenhumas instituições que findem terão tal HONRA por demostrada por quem a serviu. Bem hajam quem teve a BRIHANTE ideia de manter viva a chama da nossa querida GF. Um forte abraço a todos vós camaradas.

Domingo, 28 Julho 2013

Antonio Fonseca

A todos os meus ex camaradas da Gloriosa GF, e em especial do meu alistamento 1988-89, um grande abraço. è notório e dignificante ver-se o  quanto esta corporação foi querida por tantos que a serviram e que sentem as saudades da sua extinção. Poucas ou quase nenhumas instituições que findem terão tal HONRA por demostrada por quem a serviu. Bem hajam quem teve a BRIHANTE ideia de manter viva a chama da nossa querida GF. Um forte abraço a todos vós camaradas.

Domingo, 28 Julho 2013

António Lourenço

Posso afirmar que fui "Fisco", com muito prazer, e que continuo a exercer a missão fiscal!!!

Sábado, 15 Junho 2013

Pedro Neves

Nas minhas veias circula sangue da Guarda Fiscal.

Quem integrou a Guarda Fiscal, mesmo que tenha seguida outro rumo, nunca deixou de ser e se identificar como Guarda Fiscal.

Bem haja à criação deste site.

Abraço a tudos quantos serviram na Guarda Fiscal.

Terça, 16 Abril 2013

António Matos

Um grande abraço de saudades para todos, em especial ao Cap Baptista (JMCG)que há vinte e tantos anos me disse que o tempo passa muito rápido. Na altura não entendi a mensagem. Hoje compreendo-a. O tempo voa, voa mesmo.

Sexta, 20 Abril 2012

Picachouricos - Guarda Fiscal
http://picachouricosgf.blogspot.pt/

Guardas Fiscais

Aconselho a leitura do excelente artigo"A Guarda Esquecida" que foi publicado na revista Itinerante. Podem lê-lo no site e blog Picachouricos - Guarda Fiscal

abraço

Paulo Pirees

Sábado, 17 Março 2012

José Costa

16-FEV-2012

Há já algum tempo que não entrava no SITE, e fiquei verdadeiramente surpreendido pelos avançados progressos, quer em termos de conteúdo, quer em termos de organização do SITE. 

Saliento a quantidade de fotos que já aqui podemos consultar, dando-nos uma retrospectiva muito conseguida de muitos momentos documentados e de figuras que ficaram na mente de quem à Instituição teve a honra de pertencer.

Presto minha homenagem aos dinamizadores, pelo esforço que têm vindo a mostrar seu empenhamento. 

Quinta, 16 Fevereiro 2012

jose

boa noite

é para informar de que já arranjei o 2 crachá da Instituição

Lindo

Cumprimentos

José

Quinta, 09 Fevereiro 2012

João Frango

Foi com muito orgulho que pertnci a esta institição. Ainda hoje digo que SIM " Foi e serei at,e morrer "Pica Chouriços"

Quinta, 12 Janeiro 2012

Vitorino Anjos Neves

Ainda bem que há quem se lembre que existiu uma grande Instituição que se chamou GUARDA FISCAL. Coincidência ou não, desde o seu fim, o país quew a criou e destruiu tem vindo a afundar-se.

Parabéns àqueles que criaram este sítio. Um abraço para todos os que tiveram a honra de pertencer aos quadros da Guarda Fiscal e a dignificaram. 

Segunda, 26 Dezembro 2011

José Costa

Levo ao conhecimentos de todos os elementos que pertenceram à GF, o falecimento de 1.º Sarg. Ref. JOÃO RAMOS RODRIGUES, na noite de 19 para 20 do corrente mês de Dezembro/2011.

Exerceu sua actividade em alguns postos da antiga 4.ª Comp.ª/Bat.2/GF, 1.ª Comp./Bat.1 e Centro de Instrução da GF/Queluz e por último na Comp.ª Front./Aérea/Aeroprto de Lisboa vindo a terminar sua carreira na efectividade na Secç./Boa Vista/Lisboa. Pessoa muito comunicativa e disponível para quaisquer solicitações que lhe fossem dirigidas, ficou mais conhecido pela sua actividade de instrutor de educação física no CI/Queluz. Paz à sua alma e ficam a lembrança e saudade para todos, mas especialmente para os que mais de perto consigo privaram. Sentidas condolências à família enlutada.

José Costa

Terça, 20 Dezembro 2011

Custódio Duarte
http://picachouricosgf.blogspot.com/

Camaradas,

Muitos parabéns pela iniciativa. Contudo, e porque entendo que deve haver rigor, afirmo com absoluta certeza a Brigada Fiscal não terminou em 2007, mas sim às 24h00 do dia 31 de Dezembro do ano de 2008. Há sempre uma diferença entre a realidade e as Leis.

Abraço,

Custódio Duarte,

4 de Junho de 2011

Sábado, 04 Junho 2011

Pizarro Bravo

Com um abraço amigo, venho desejar uma Santa Páscoa para todos os elentos da Família Guarda Fiscal.

Quinta, 21 Abril 2011

José Miranda

Servi a Guarda Fiscal entre 24 de Fevereiro de 1982 e 26 de Junho de 1993, senti na pele o acabar de algo que fazia parte integrante de tudo aqauilo que fui e que sou.

Nunca renegarei ou calarei este sentimento único que continua a unir esta familia, que só baixará a guarda no dia em que o último dos últimos desaparecer, ficando então para a história aquela que foi uma das mais prestigiadas Instituições militarizadas.

A todo os camaradas que como eu tiveram a sorte, o prazer e a honra de bem servir, apenas lembrarei que uma familia, se unida, jamais se deixará destruir.

Um bem haja a todos, e que a nossa Guarda Fiscal se mantenha "sempre vigilante" ,que os seus filhos mantenham a honra e o bem servir, mesmo em outros teatros e em contextos geridos por imposição.

Um abraço a todos

Com saudade!  

Segunda, 28 Março 2011

José Vilarinho

 " É da Guarda Fiscal, o girassol, o emblema,

  Assim gira,está em toda a parte.

Cinge o patrício solo como útil diadema,

Protegendo mercúrio, não renegará Marte:

Pois ambos coligados quebram a algema,

Do domínio estrangeiro com dif'rente arte.

Povo que trabalha e luta é _ Povo forte,

E cabe-lhe a riqueza por prémio em sorte"

Um abraço

25FEV11

Sexta, 25 Fevereiro 2011

José Vilarinho

A GUARDA FISCAL

"A Guarda Fiscal, Militar corporação,

É da economia pátria pertinaz defesa,

Atalaia da zona fronteira da Nação,

Sentinela volante da Terra Portuguesa;

Nota : A autoria destes versos são do 2º. Cabo da 1ª. Companhia do Batalhão nº. 1 - da Guarda Fiscal

Hermínio José Ferreira

data ano 1954

Um abraço

José Vilarinho

Evita do comércio estranho a invasão,

Que, defraudando presto nacional riqueza,

Iria a nossa fraca indústria avassalando,

A agricultura e o comércio dominando"

Quarta, 23 Fevereiro 2011

José Vilarinho

Olá. Venho compartilhar com vocês o encontro do 30º. aniversário do  1º. alistamento da Guarda Fiscal de 1981. O encontro realizou-se na linda cidade de Évora. Correu tudo muito bem, os organizadores deste evento estão de parabéns. Pena foi o tempo não ter ajudado muito não deixando visitar aquela  linda cidade.

Para o ano haverá mais. Continuemos sempre unidos, revivendo o nosso lindo passado.

Abraços

José Vilarinho

Terça, 22 Fevereiro 2011

José vilarinho

Olá  camaradas

Encontrei por acaso este site e em boa hora o fiz, porque encontrei alguém conhecido. Fui alistado em 18FEV81, onde tive como Comandante do Batalhão de Instrução o Capitão Pizarro Bravo. Dia 19FEV11 em Évora vamos comemorar o 30º. aniversário, espero encontrar muitos camaradas e reviver um pouco daquilo  que passamos ao serviço da nossa Guarda Fiscal.

obrigado a quem teve a ideia de criar este espaço. A partir de agora serei um leitor e colaborador assíduo

Um abraço

Terça, 15 Fevereiro 2011

João Carlos Nobre Faustino

Parabéns aos felizardos que tiveram esta idéia

Domingo, 13 Fevereiro 2011

Pizarro Bravo

Olá. hoje estamos a 13 de Fevereiro de 2011.

Parece-me que este «ponto de encontro» está muito deserto, será só impressão minha?

Uma página que se abriu com tanta dignidade e oportunidade, precisava, julgo eu, ter mais vida.

Um abraço amigo aos seus responsáveis e o pedido de um aceno de amizade.

Abraços.

Domingo, 13 Fevereiro 2011

Juvenal Ferreira

Muitos parabéns aos criadores deste site, pela sua criação e pela magnífica  ideia de não deixar cair em esquecimento a memória da Guarda Fiscal. Bem Hajam

Juvenal ferreira

Terça, 21 Dezembro 2010

Eduardo Moreira

Aproveitando a oportunidade deste livro deixo aqui os meus votos de um Santo Natal e um bom Ano Novo para todos os que comigo privaram nesta Guarda e para todos que dela fizeram parte. Um abraço.

Eduardo André Moreira

Segunda, 20 Dezembro 2010

António Filipe Tomás

Parabéns por mais este excelente trabalho, aos dois Distintos Oficiais autores deste Blog.

A ambos devo parte substancial do que aprendi, na vida activa, em matéria de relações humanas e na área técnico-profissional.

Bem-hajam e um abraço.

António Tomás

Sexta, 17 Dezembro 2010

José Costa

12-12-2010

Só para fazer uma sugestão.

Como este livro de visitas poderá talvez, em meu entender, constituir uma série de postes que poderão ser relacionados com a altura em que são colocados, seria bom que os postantes colocassem a data em que postam, ou, os administradores do SITE inserirem a opção de inserção de data automática.

Aproveito para formular votos de Boas Festas de Natal, e Ano Novo de 20011, para todos que ainda permanecem e sentem orgulho por ter pertetencido à Briosa GUARDA FISCAL

Domingo, 12 Dezembro 2010

António Maria Crispim Silva

Foi com honra e orgulho que servi esta "mui nobre e sempre leal", GUarda Fiscal de FEV1980 a Dez2007.

Os ultimos anos da existência da Guarda Fiscal, tive o prazer de servir sob as Ordens do Exº. Coronel Gamboa Marques na então criada "Comissão Liquidatária".

Um abraço ( se isso me é permitido) ao grande homem e militar, que se gastou em pról da ex.Guarda Fiscal e sempre combateu quem, indeferentemente da patente, se queria aproveitar dassa tão grande e prestigiada instituição.

Ass: Cabo Chefe 1806153/Crispim Silva

Quarta, 24 Novembro 2010

Vítor Dias

Bem hajam pelo excelente trabalho que fizeram, espero que com o tempo ele seja refinado com outros materiais.

Segunda, 15 Novembro 2010

rui lobo

Já fazia falta este site, para principalmente os mais novos terem a noção do que era a mui nobre e leal Guarda Fiscal.  

Segunda, 15 Novembro 2010

Armando Ferreira

Já fazia falta um cantinho como este!! Não sendo oriundo da GF,  fiz o alistamento da Gnr e posteriormente ingressei na BF e transitei depois para a UAF e agora devido à promoção tive de sair! Bons tempos  que passei na Fiscal, lá havia a verdadeira camaradagem!

Sábado, 13 Novembro 2010

Pizarro Bravo

Meus caros.

Que bom ver um cantinho onde se fala da Guarda Fiscal.

Um abraço amigo e o desejo de que uma saudação especial de saudade chegue a quantos, como eu, somos Guardas Fiscais.

Quarta, 10 Novembro 2010

Moura Melo
http://wppins.org

FINALMENTE...

Inúmeras pesquisas na net para encontrar "memórias" desta Instuituição, resultaram quase sempre NEGATIVAS.

Até já tinha pensado em reúnir algum material e criar um site ... mas de facto ... este está muito melhor.

Presto a minha homenagem aos autores deste site, pois já fazia MUITA FALTA este tipo de informação, não só para aqueles que acompanharam a vida desta GF (como foi o meu caso - duas gerações), mas também para as novas gerações que nunca tinham tido acesso a esta preciosidade.

Sou colecionador de insignias de policia, pelo que, vou tentar obter mais informação e imagens relativas à Guarda, para as facultar ao site. Por outro lado, aproveito a oportunidade para solicitar aos visitantes que possuam insignias desta GF, nomeadamente PINS, que me contactem.

UM ABRAÇO A TODOS

Terça, 09 Novembro 2010

Joaquina Cadete

Foi com emoção que descobri a foto de meu Pai no vosso site, quando era comandante do Batalhão nº 2 da GF em Évora.

A minha irmã e eu tivemos o gosto de enviar para os serviços competentes da GNR (Comando e Serviços Sociais) 2 exemplares de um livro de poemas da autoria de nosso Pai para figurar no espólio da Corporação que ele tanto acarinhou.

Cumprimentos

Joaquina Cadete

Segunda, 08 Novembro 2010

Ilídio de Oliveira Batista

Muito me honra saber da existência deste lugar na Web, com a finalidade de preservar a memória de todos nos.

Digo nos, porque também eu fui Guarda Fiscal desde 18 de Fevereiro de 1981 até 01 de Agosto de 2010.

Nesta altura Já UAFiscal.

Nasci GF e morrerei com essa medalha ao peito.

Ilídio de Oliveira Batista

Domingo, 24 Outubro 2010

Joaquim Morais

Ola, foi com honra e sentimento que servi e li agora este sitio na net, servi (sirvo) a Guarda Fiscal e a Brigada Fiscal, agora na reserva, sinto falta dos camaradas, das muitas historias, vivencias, e afins , foi uma vida longa, sinto pena ao que nos fizeram e ao lapidar do NOSSO patrimonio, tanto tinhamos com o suor de todos, e tao pouco temos com o roubo de muitos.

VIVA A GF, sempre na memória e no coraçao

23FEV83

Sexta, 22 Outubro 2010

Eduardo Moreira

Foi com surpresa que hoje ao abrir o email, como diariamente faço, tomei conecimento deste "espaço". Foi uma honra ter conhecido os seus autores aos quais desejo muita saúde e felicito por esta iniciativa. Sei que aqui vou encontrar muitos que comigo privaram e cumpriram a sua missão nestas fileiras às quais me juntei em Maio de 1979. Terminei o meu tempo em Coimbra e daqui envio um BEM HAJAM.  

Sexta, 22 Outubro 2010

MÁRIO ANTUNES

PARABENS AOS AUTORES E QUE TENHAM MUITA SAUDE PARA MANTEREM ISTO ACTIVO....

GF SEMPRE "12MAIO1982"

Sexta, 22 Outubro 2010

José Baptista

Alistado em Maio de 1984, é com esta agradávei surpresa que se mantem vivo, o espirito de amizade e camaradagem, que sempre existiu na GF. Muito diferente do MILITARISMO doente que "cá" encontrei...

abraços a todos os GF

JB49 

Terça, 19 Outubro 2010

TEN/GF Manuel Afonso Miranda

Faleceu hoje o Coronel Jorge Mendes Bello, ex-oficial de operações do Batalhão nº 1 / GF, meu ex-chefe e particular amigo.

À familia apresento as minhas sentidas condolências

Perdi um amigo verdadeiro

 

Segunda, 18 Outubro 2010

CALIÇO MARQUES

SOU DE MAIO DE 85,POR ISSO SEMPRE FISCO,ESTIVE NA ERICEIRA, NA PRAIA DAS MAÇÃS E ESTOU EM SETÚBAL, JÁ NADA É COMO ERA QUE SOUDADES DOUTROS TEMPOS.

G.N,R. SÓ POR DECRETO.

A TODOS OS FISCOS UM GRANDE ABRAÇO.

FISCO SEMPRE.

Segunda, 18 Outubro 2010

Joao Morais

Trabalho muito bem conseguido!

Que nostalgia.

Segunda, 18 Outubro 2010

A. Ferreira

É com orgulho/saudade que vejo este trabalho bem hajam GUARDAS FISCAIS.

Orgulho e Saudade

Maio 1985

Domingo, 17 Outubro 2010

João Frango

Gostei de tomar conhecimento deste site, dedicado a instituiçao onde ingressei e prestei serviço com muito orgulho.

Aos seus criadores os meus parabens...

Domingo, 17 Outubro 2010

Luis Baluarte

Parabéns pela excelente iniciativa....para que nunca as memórias daqueles que serviram tão nobre instituição sejam esquecidas! Sou alistado de 1988 e tive o previlégio de assistir a grandes lições de legislação no CIGF do então Sr. Major Vitória director de instrução do meu curso. 

Sábado, 16 Outubro 2010

Victor Manuel Ferreira

Parabens!Eis um trabalho que nos toca a todos aqueles que foram da GF!Bem hajam!

Sexta, 15 Outubro 2010

António S. Fernandes

Em 1994, numa aula da segunda parte do meu Curso de Formação de Sargentos na Ajuda, um Oficial da Guarda Nacional Repúblicana, quando se referia à GF, tratou-a pela falecida. Pedi para interromper a aula e disse-lhe que Luís Vaz de Camões quando escreveu os Lusíadas já sabia que a Guarda Fiscal um dia iria acabar...

"E aqueles, que por obras valerosas
Se vão da lei da morte libertando;"

Aos brihantes autores desta iniciativa, dois Oficiais por quem tive o privilégio de ser comandado, os meus sinceros parabéns.

Bem Hajam

Sexta, 15 Outubro 2010

Gabriel Araújo

Ingressei na Guarda Fiscal no dia 14 de Maio de 1979 e, a partir dessa data, soube o que é pertencer a uma instituição séria, digna e onde todos nos sentíamos como fazendo parte da mesma família. Nela passei muitos e bons momentos da minha vida e continuo a afirmar com enorme orgulho que sou oriundo da Guarda Fiscal. Os autores deste sítio foram meus Comandantes e meus instrutores no C.I.G.F. e conheço-os bem.

Bem hajam por esta iniciativa!

Quarta, 13 Outubro 2010

Fernando Rocha

é com redobrado prazer e nova alma, que vejo a "velhinha" no séc.XXI.

parabéns aos autores!!

desde 1994 noutra instituição, mas mantendo os valores da GF!

um BEM HAJA a todos os que preservam a memória de todos os que marcaram e marcam a diferença.

Quarta, 13 Outubro 2010

João Luis Gomes Gregório

Fui Guarda fiscal de Fevereiro desde 1984 a setembro de1993, estou muito desiludido por acabar com a Inorme Intituição que foi a MINHA GUARDA FISCAL.....

Terça, 12 Outubro 2010

José Ribeiro

Parabéns pela iniciativa, para que não caia no esquecimento.

Obrigado, um abraço para todos "GF"

Terça, 12 Outubro 2010

José Costa

 

É com muito agrado e simpatia, que vejo surgir mais este espaço, alicerçado no não deixar cair a imagem de fraternidade que continua perene na família de quantos pertenceram à Nobre Instituição, que nos orgulhou sempre e vai permanecer em nossas mentes, a GUARDA FISCAL.

Aos seus impulsionadores, eu endereço a minha mais cordial saudação pelo seu empenho que, não é mai sdo que a continuação do dinamismo que sempre mostraram em sua actividade profissional enquanto servidores da Nobre Instituição para a qual nunca regatearam seus esforços para o seu engrandecimento.

Dada a minha proximidade enquanto activo juntos destes dois dos últimos Comandantes da Brigada Fiscal, não me sinto à vontade para sobre eles tecer uma dissertação daquilo que me merecem de alta estima e apreço. Mas com minha simplicidade e honestidade, manifesto que eles foram para mim referenciais muito especiais aquando com eles pude colaborar com os meus modestos préstimos no exercício das missões que pelos mesmos me foram incumbidas.

Voto sinceramente para que, mais uma vez seu empenho em criar este espaço obtenha o successo que merecem não só a Corporação que houvemos servido, mas também estes dois Grandes Obreiros de muitos dos progressos que aquela Instituição pode beneficiar.

Obrigado pois

Terça, 12 Outubro 2010

Luís Ralha

Estive nos dois velórios... nada volta a ser como dantes, infelizmente.A saudade do ser Guarda Fiscal desgasta-me a alma.
1 bem haja a todos.

Segunda, 11 Outubro 2010

Alexandre Abreu

Lembrar a Guarda Fiscal é um dever e ter servido naquel corpo foi uma honra que poucos tiveram.

Guarda Fiscal sempre!

Um abraço

Segunda, 11 Outubro 2010

Tomé Panazeite

Parabéns pela iniciativa, é de louvar os autores de tão brilhante ideia.

São memórias que jamais se irão perder, fomos, somos e continuaremos a ser pessoas diferentes, independentemente do local onde nos encontremos a desempenhar a dita “missão”.

Um abraço a todos os Guardas-fiscais

 

Domingo, 10 Outubro 2010

Manuel Joaquim Fraga Seixas

Parabéns pela iniciativa. Recordar é viver

Abraço aos autores

Sábado, 09 Outubro 2010

Ten / GF Manuel Afonso Miranda

Reencontrar o José Batista foi uma agradável surpresa.

Há anos que não tinha noticias dum camarada e amigo, com quem foi uma honra trabalhar.

Dos mais "fixes" que encontrei na saudosa GF

 

Sexta, 08 Outubro 2010

Cap/GF/Ref. José M. C. G. Batista

Um grande abraço aos meus  dois camaradas que tiveram esta iniciativa.

Sexta, 08 Outubro 2010

Jorge Oliveira

Parabéns pela iniciativa.

O pica do alcatrão

Quinta, 07 Outubro 2010

José Manuel Natálio Pimenta

Se a Guarda Fiscal existice não estavamos em crise não havia fuga aos impostos

Quinta, 07 Outubro 2010

José Manuel Coutinho

Obrigado por manterem o CORPO  ESPECIAL  DE  TROPAS, vivo.

Bem Hajam.

Quinta, 07 Outubro 2010

Américo Farinha

"O tempo pode apagar muitas memórias, mas jamais apagará lembranças de pessoas como as dos Excelentíssimos Coronéis, Gamboa Marques e Arménio Victória, esses sim, marcaram a história, porque pertenceram à ESCOL de uma Instituição Centenária como foi a Guarda Fiscal, a que tive a honra de pertencer  de 1883 a 1993.” 

Obrigados pela iniciativa, mantenham-se assim por muitos anos, autenticos, genuínos e com muita saúde.

Américo Farinha!...

Quarta, 06 Outubro 2010

manuel afonso miranda

Meus coroneis

Parabens pela iniciativa.

Já era tempo de alguém se lembrar da Guarda Fiscal, das alegrias e tristezas, e dos muitos que passaram pela instituição

Um abraço amigo e bem hajam

 

Quarta, 06 Outubro 2010

Armando Garcia

Parabéns aos autores desta iniciativa. A Guarda Fiscal merece-a.

São importantes - e actualmente até talvez mais do que há alguns anos atrás - estes bem conseguidos contributos para a preservação da memória da nossa História e das nossas Instituições.

Felicidades

AG

 

 

Quarta, 06 Outubro 2010

 

Mostrar num 
Powered by Phoca Guestbook