Figuras e Factos
Figuras e Factos

Nesta área do site a que agora se dá início, procuraremos difundir imagens e descrever factos onde cada um dos que prestaram serviço na Guarda Fiscal e Brigada Fiscal, em todos os postos, possa reconhecer-se e recordar camaradas e acontecimentos em que participou ou de que teve fundado conhecimento.
Reservamos ainda este local para fazer referência a figuras que, por serem relevantes, mereçam que delas haja memória.



MUSEU DAS APREENSÔES

O Museu das Apreensões também conhecido por Museu dos Contrabandistas estava instalado no edifício do Largo do Terreiro do Trigo, sede da Circunscrição Sul da Guarda Fiscal, em salas a esse fim destinadas. Ali eram expostos diversos objetos relacionados com o contrabando e descaminho provenientes de apreensões nomeadamente das efetuadas ao longo da linha fiscal de barreiras de Lisboa guarnecidas por subunidades da Circunscrição Sul da Guarda Fiscal bem como armas, fardas, equipamento  e objectos utilizados na actividade de fiscalização.

Foi extinto em 1919 tendo constado que seu espólio teria sido recolhido no Museu da Alfândega,o que não foi possível confirmar.

No número especial da Revista da Guarda Fiscal comemorativo do 1.º Centenário, da autoria do Coronel Manuel Aboim Sande Lemos, é feita referência a este museu (pag, 44).
A revista Ilustração Portuguesa de 12 de novembro de 1906 insere um artigo da autoria de Rocha Martins sobre o mesmo assunto com o título A ARTE DE BEM CANDONGAR - O MUSEU DOS CONTRABANDISTAS, que pode ler AQUI.

 
Imagem da Guarda Fiscal

Recordações

Como antigo oficial da Guarda Fiscal, congratulo-me com a publi­cação da sua Revista e saúdo o seu Ilustre Director.
E, em modesta colaboração, para ela escrevo algumas palavras, a recordar a Guarda Fiscal que conheci.
Servi nesta prestimosa Institui­ção Militar, de 1930 a 1955, e ne­la exerci o comando de algumas Secções, fui adjunto da 1.ª Repar­tição e ajudante de campo de al­guns Comandantes-Gerais.
Continuar...
 
Imagens da Guarda Fiscal

 

 

 

 

 
Uniformes 1893 – 1911

Soldado da Guarda Fiscal com uniforme de acordo com o plano de uniformes aprovado pelo Decreto de 18 de Maio de 1893 e alterado por despacho de 12 de Julho de 1894.
Após a implantação da República, conforme decreto de 25 de Novembro de 1911, foi adoptado um novo plano de uniforme.
 

 
Juramento de Fidelidade CGGF 1982

Segundos Sargentos após Cerimónia de Juramento de Fidelidade no Comando Geral da Guarda Fiscal em 1 de Agosto de 1982.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 3