Autores

Cor Gamboa Marques
Cor Silva Vitória

Agradecimentos

Bem vindos à página de memórias da Guarda Fiscal

 

Nota de abertura

   Hoje, 5 de Outubro de 2010, o síte "Guarda Fiscal, Memória" entra no ciberespaço pela universalidade e perenidade que este ambiente possibilita. Outros já o fizeram ou virão a fazê-lo com os mesmos ou semelhantes objectivos; todos não seremos demais. Para esses o nosso abraço fraterno e a manifestação da nossa incondicional colaboração em tudo o que se mostrar possível.
 
   Mas porquê este site?
   Apenas para preservar a memória das Instituições Guarda Fiscal e Brigada Fiscal?
   Ou, muito mais do que isso, para resguardar da poeira do futuro partes importantes da vida de milhares e milhares de homens e mulheres que, nelas servindo, serviram o País?
   A resposta só pode ser uma: tudo o que a GF e BF foram foi produto do trabalho, dedicação e sacrifício (até da vida) de muitos. Sem eles simplesmente não teriam existido. Não haveria memória a perpetuar e sem memória não há Instituições.
   É, portanto, uma forma de fazer justiça e prestar tributo a todos os que contribuíram para a sua construção e vida e de dar testemunho de que, servir o País da forma como a esmagadora maioria desses homens e mulheres o fez ao longo de mais de 120 anos, é e sempre será uma honra, valeu a pena ser feito e deve ser apontado como exemplo a seguir.